Programa de Pós-graduação em Geociências (Geoquímica)

Universidade Federal Fluminense

ACESSO RÁPIDO:                QUADRO DE HORÁRIOS      /      FORMULÁRIOS      /      MANUAL DO PÓS-GRADUANDO       /      BIBLIOTECA DA GEOQUÍMICA

UFF, UERJ e CNRS-França formalizam Acordo de Cooperação Internacional com a criação do Laboratório Internacional de Pesquisa IRL MAREL

A Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS – França) realizaram, no dia 27 de janeiro de 2026, a Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Internacional que oficializa a criação do Laboratório Internacional de Pesquisa MAREL (IRL MAREL – Laboratório de Eutrofização Marinha).

O evento ocorreu no Auditório do NAB – Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas, no Campus da Praia Vermelha/UFF, e marcou um importante avanço no fortalecimento da cooperação científica internacional, com foco em pesquisa, formação de recursos humanos e intercâmbio acadêmico.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o Reitor da UFF, Prof. Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, a Reitora da UERJ, Profa. Gulnar Azevedo e Silva, o Presidente do CNRS, Antoine Petit, além do representante do Consulado Francês, Vincent Brignoles, e do representante das Relações Internacionais do CNRS, Gilles Pinay.

Durante o evento, foi realizada a Apresentação do IRL MAREL: história, presente e visão de futuro, conduzida pelos professores Marcelo Corrêa Bernardes (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica/UFF), Gleyci Moser (Programa de Pós-Graduação em Oceanografia/UERJ) e Gwenael Abril (Diretor do IRL MAREL – CNRS). A apresentação destacou os objetivos científicos do laboratório, sua trajetória de cooperação e as perspectivas de consolidação do IRL MAREL como um polo internacional de pesquisa em eutrofização marinha.

A criação do IRL MAREL reforça a parceria estratégica entre o CNRS-França, o Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da UFF e o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UERJ, ampliando oportunidades de pesquisa em rede, mobilidade acadêmica e internacionalização da pós-graduação.