Programa de Pós-graduação em Geociências (Geoquímica)

Universidade Federal Fluminense

ACESSO RÁPIDO:                QUADRO DE HORÁRIOS      /      FORMULÁRIOS      /      MANUAL DO PÓS-GRADUANDO       /      BIBLIOTECA DA GEOQUÍMICA

Pós-doutorando do PPG em Geoquímica participa de curso internacional no Chile

O pós-doutorando João Marcelo Ballalai, do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica, participou, entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026, do curso internacional “Applications of XRF-CS in Paleoclimate and Paleoenvironmental Reconstructions”, realizado na Universidad de Concepción (UdeC), no Chile. A participação contou com financiamento integral da International Union for Quaternary Research (INQUA).

O curso teve como objetivo capacitar estudantes de pós-graduação e pesquisadores no uso teórico e prático da técnica de escaneamento de testemunhos por fluorescência de raios X (XRF-CS) aplicada a reconstruções paleoclimáticas e paleoambientais. Ao longo do curso, o Pós-doc participou de atividades teóricas sobre sedimentologia, geoquímica de sedimentos, princípios da análise por XRF e processamento e calibração de dados, bem como de treinamentos técnicos com sessões práticas de operação do equipamento, configuração de parâmetros, controle de qualidade e aquisição de dados. 

Também desenvolveu atividades voltadas à interpretação dos resultados e à integração dos dados de XRF-CS com proxies complementares em estudos de caso da América Latina, incluindo a análise de séries temporais e a interpretação de testemunhos sedimentares reais, de diferentes naturezas (lacustres, lagoas costeiras, turfeiras, áreas alagadas (wetlands), fjords, fluviais e marinhos), inclusive aqueles que utiliza no escopo do seu projeto FAPERJ desempenhado na Geoquímica. O curso foi realizado na Universidade de Concepción, no Chile, com participantes do Chile (diferentes instituições), da Argentina e do Brasil (UFF e USP). A participação do pós-doc João foi integralmente viabilizada por uma bolsa de apoio financeiro concedida pela International Union for Quaternary Research (INQUA). A ação fortalece a cooperação científica internacional e o intercâmbio de conhecimentos na área de paleoclima e paleoambiente.