Programa de Pós-graduação em Geociências (Geoquímica)

Universidade Federal Fluminense

ACESSO RÁPIDO:                QUADRO DE HORÁRIOS      /      FORMULÁRIOS      /      MANUAL DO PÓS-GRADUANDO       /      BIBLIOTECA DA GEOQUÍMICA

Pesquisa desenvolvida por cooperação internacional entre UFF, UERJ e CNRS sobre a Baía de Guanabara é destaque no Le Monde

O jornal francês Le Monde publicou uma reportagem em vídeo sobre a Eutrofização da Baía de Guanabara, projeto desenvolvido pelo Laboratório Internacional de Pesquisa em Eutrofização Marinha (IRL-Marel) através da Cooperação Internacional entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS/França).

Na reportagem “Alerta de poluição na Baía do Rio de Janeiro”, participam o Professor Visitante do Programa Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica) da UFF e Diretor do IRL-MAREL Dr. Gwenael Abril, a pesquisadora Dra. Thais Erbas e a co-diretora do IRL-MAREL Profa.Dra. Gleyci Moser da UERJ, que apresentam os principais desafios científicos relacionados à degradação ambiental da Baía de Guanabara.

A reportagem destaca registros da poluição na baía, a ocorrência de florações de algas potencialmente tóxicas, as modificações no balanço de nutrientes e as alterações no metabolismo do dióxido de carbono (CO₂). Esses estudos integram pesquisas em ecologia e biogeoquímica marinha, contribuindo para um melhor entendimento do funcionamento do ecossistema e fornecendo subsídios científicos para a gestão ambiental e a tomada de decisões voltadas à conservação dos ambientes costeiros.

Assista à reportagem completa no Le Monde:

https://www.lemonde.fr/sciences/video/2026/06/26/alerte-a-la-pollution-de-la-baie-de-rio-de-janeiro_6715853_1650684.html