FAQ dos Alunos
1) Quantos créditos/disciplinas/horas eu devo cursar?
São 720 horas para o Doutorado e 360 horas para o Mestrado, distribuídas pelas disciplinas oferecidas pelo programa. O resto da carga horária é representado pela elaboração da tese/dissertação.
2) Sou do semestre ..., preciso me inscrever em tutoria?
Alunos do primeiro semestre do Mestrado e do Doutorado fazem Tutoria 1; segundo semestre do Mestrado e do Doutorado, Tutoria 2; terceiro semestre do Doutorado, Tutoria 3; quarto semestre do Doutorado, Tutoria 4.
3) Já fiz tutoria 2/3/4, por que ela não entrou no meu histórico?
Apenas a Tutoria 1 tem uma nota associada, que é a nota da apresentação do PIP no Seminário Interno. As outras não têm nota e não aparecem no histórico.
4) Até quando posso pedir cancelamento de uma disciplina?
Antes que 1/3 da disciplina tenha sido cumprido.
5) Já cumpri toda a carga horária, preciso me inscrever em disciplinas?
Quem já cumpriu toda a carga horária deve se inscrever em elaboração de tese/dissertação para não ter trancamento de matrícula.
6) Quero fazer uma disciplina de outro programa de pós graduação, o que eu preciso fazer? A Geoquímica vai aceitar os créditos?
Caso seja um programa credenciado pela CAPES, é possível solicitar afastamento para cursar a disciplina nesse programa. A solicitação é feita pelo discente junto ao colegiado através da área do aluno, na página do programa, quando há uma reunião marcada.
7) Como faço para solicitar o meu diploma?
As instruções para entrada no protocolo de emissão do diploma estão no link: https://www.uff.br/?q=solicitacao-de-diploma-por-aluno-concluinte
8) Como faço para solicitar prorrogação de defesa de dissertação e/ou tese?
A solicitação deve ser encaminhada para apreciação do colegiado na ocasião das reuniões mensais que ocorrem, costumeiramente, na última terça-feira do mês. Essa solicitação deve ser encaminhada pelo ORIENTADOR através do SIPOS durante o período de envio de assuntos de pauta. Basta o ORIENTADOR acessar o seu perfil no SIPOS. Na barra de menu, selecionar “Reunião de Colegiado”. Na sequência, clique no botão “Enviar assunto de pauta” e selecione a opção “SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE DEFESA”. Uma nova janela ira abrir para preenchimento de informações gerais a respeito da prorrogação. Ao fim, clique no botão “Enviar formulário”