Menu

ptenes

Content

Breadcrumb

CONVITE: GEODIA EM SAQUAREMA E ARARUAMA

GeoDia é o nome que atribuímos às atividades organizadas para compartilhar conhecimentos sobre Geociências em sítios com relevância científica, educativa, turística ou outra.

Convite 3 GeoDia 31.08.19

Nela, estudantes, professores, ambientalistas, moradores, empresários ou mesmo visitantes ocasionais, realizam caminhadas guiadas por áreas naturais, onde podemos entender e observar a origem e dinâmica de sistemas relativos ao meio abiótico de nosso planeta, a Geodiversidade.

A intenção é que possamos reconhecer a importância das rochas, solos, paisagens e processos da Terra e de como nós, seus habitantes, podemos contribuir para a proteção e conservação das maravilhas que existem ao nosso redor! Ao mesmo tempo, podemos observar a rica biodiversidade que se desenvolve nesse substrato.

No próximo dia 31 de agosto de 2019 (sábado), a equipe do Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ irá se reunir para realizar uma visita a dois importantes geossítios:

A primeira atividade ocorrerá pela manhã, às 09:30, na Lagoa Vermelha, localizada na divisa entre os municípios de Araruama e Saquarema, no interior do Parque Estadual da Costa do Sol, compartilhando informações sobre a formação de estromatólitos esteiras microbianas no seu leito e nos tanques da centenária Salina Carvalho. A importância deste sítio é internacional, relacionando-se, principalmente, ao entendimento da evolução da vida na Terra e por ser considerado um ambiente análogo ao que formou as rochas reservatórios do petróleo na camada Pré-Sal. Além de poder apreciar a técnica da retirada do sal, a arquitetura e paisagem típica com cata-ventos, observa-se, ainda, a vegetação de restinga e os pássaros, estes últimos com a parceria da organização Blue Birds BR.

A segunda parte do evento será de tarde, às 13:00, no Promontório da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema, onde o assunto da conversa será rochas metamórficas de 2 bilhões de anos e rochas subvulcânicas com 130 milhões de anos. Do local, é também possível visualizar o cordão arenoso e a Lagoa de Saquarema, originada da evolução de ilhas barreiras pelas variações do nível relativo do mar nos últimos 120 milhões de anos. A igreja, tombada como patrimônio estadual por meio do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), foi construída no século XVII. Este local também faz parte do roteiro do Projeto Caminhos de Darwin e recebeu um painel do Projeto Caminhos Geológicos.

A atividade é gratuita e trata-se de um incentivo para a consciência da população acerca da história do nosso planeta. Emitiremos certificado para os participantes que solicitarem.

Segundo a UNESCO, Geoparques são áreas delimitadas onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente, o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguir esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana.

A equipe que acompanhará as atividades é formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ, UFF e UERJ. Quer participar conosco? A ficha de inscrição para as atividades está disponível no link abaixo!

Destacamos que as caminhadas são em áreas naturais, por isso, é aconselhável utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Levar água e alimentos também é recomendado.

Faça download do release completo do evento para maiores informações sobre os locais das atividades! 

 

Para mais informações acesse: 

https://www.geoparquecostoeselagunas.com/geodia-31-08-19/

Log In or Register

fb iconLog in with Facebook