O Programa de Pós-Graduação em Geoquímica parabeniza a professora Luciane Silva Moreira pela aprovação de projeto no Edital CAPES/CLIMAT-AMSUD nº 05/2025, iniciativa internacional voltada ao fortalecimento da cooperação científica na área de mudanças climáticas.
O Programa CLIMAT-AMSUD é uma ação de cooperação francesa que tem como principal objetivo promover a colaboração e a formação de redes internacionais de pesquisa e desenvolvimento, financiando projetos científicos associados à variabilidade climática e às mudanças climáticas. A iniciativa também estimula o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e informações entre instituições dos países participantes. Os projetos aprovados têm uma duração de dois anos e envolvem pelo menos dois países da região sul-americana e um ou mais equipe(s) de cientistas franceses.
O projeto aprovado, intitulado “Tropical Andean Peatlands face to Climate Changes”, será desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Investigación en Glaciares y Ecosistemas de Montaña (INAIGEM – Peru) e o Institut de Recherche pour le Développement (IRD – França). A coordenação do projeto é compartilhada pelas pesquisadoras Beatriz Fuentealba Durand (Peru), Patricia Turcq (IRD – França) e Luciane Silva Moreira (UFF – Brasil).
Nesta edição do edital, apenas cinco projetos foram aprovados na categoria CLIMAT-AMSUD, o que reforça a relevância científica e a excelência da proposta coordenada pela docente do Programa.
A aprovação do projeto reforça a inserção internacional do PPG Geoquímica e evidencia a relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa para a compreensão dos impactos das mudanças climáticas.
Link do Programa CAPES com o resultado: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-climat-amsud




